Acervos/Museus

 ARQUIVO NACIONAL
Instituição vinculada à Casa Civil da Presidência da República, tem por finalidade a preservação da memória nacional. Destaques on-line: acervo de filmes e fotografias, uma seção de atendimento virtual, exposições temporárias virtuais (http://www.exposicoesvirtuais.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm) e links para outros arquivos.

ARQUIVO PÚBLICO DO PARANÁ
Instituição responsável pelo arquivamento da documentação oficial do Governo do Estado do Paraná. Destaques on-line: pesquisa virtual em alguns bancos de dados (como da Delegacia de Ordem Política e Social – DOPS, por exemplo), documentação oficial, fichas de imigrantes, links para outros acervos paranaenses e nacionais.

 CENTRO DE MEMÓRIA DO ESPORTE
Implementado pela Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Destaques on-line: acervos digitalizados de imagens e entrevistas, grupo de pesquisa (Grecco), exposições virtuais, projetos de pesquisa e links para instituições ligadas ao esporte.

 CENTRO DE MEMÓRIA E ESTATÍSTICA DO SANTOS FUTEBOL CLUBE
Seção específica do site oficial do Clube. Destaques on-line: acervo de fotos, vídeos e áudios, notícias antigas e biografias, estatísticas sobre artilharia, conquistas e participações em jogos internacionais.

 CENTRO DE MEMÓRIA INEZIL PENNA MARINHO
Vinculado à Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Destaques on-line: um considerável acervo fotográfico, documentação da referida Escola de 1945-1972, monografias e dissertações desde 1982, e links para outros arquivos.

 CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA DO BRASIL - CPDOC
Vinculado à Fundação Getúlio Vargas, é um dos mais completos do país em se tratando de arquivos virtuais. Destaques on-line: base de dados, ampla documentação escrita (com ênfase no período do Estado Novo), entrevistas em áudio (história oral), dicionário histórico biográfico, revista acadêmica, biblioteca virtual, consultoria virtual e vídeos, áudios documentos digitalizados.

 HISTÓRIA DO TORCEDOR
Página construída por um torcedor do Flamengo. Destaques on-line: além do depoimento de alguns jogadores, essencialmente guarda as reminiscências do torcedor que acompanhou momentos decisivos tanto do clube quanto do selecionado nacional.

 MUSEU DOS ESPORTES
Situado no estado de Alagoas, especificamente nas dependências do estádio Rei Pelé. Destaques on-line: fotos e biografias de atletas, técnicos e cronistas esportivos (o ênfase é sempre no futebol), dados sobre as Copas do Mundo e outros eventos, contos sobre o esporte, fotografias do acervo material e arquivos de jornais e revistas.

 MUSEU ITINERANTE DO FUTEBOL
Criado pelo colecionador Nilson Moraes, disponibiliza virtualmente um dos maiores acervos particulares a respeito do futebol. Destaques on-line: coleção de fotos e biografias dos principais atletas da modalidade, fotos das mostras itinerantes e contato direto com os organizadores.

 NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ESPORTE E SOCIEDADE
Centralizado na Universidade Federal Fluminense, agrega pesquisadores de diferentes instituições. Destaques on-line: pequenas biografias e contato dos pesquisadores, pesquisas concluídas e em andamento, links e textos publicados pelos pesquisadores do Núcleo.

 OLYMPIC MUSEUM Vinculado ao Comitê Olímpico Internacional, oferece conteúdos em inglês e francês a respeito do museu situado em Lausanne. Destaques on-line: tour virtual, acervo fotográfico das fontes materiais, arquivo de pequenos vídeos, notícias e textos educativos.