Bibliotecas

BIBLIOTECA CENTRAL DA UFRGS
Disponibiliza, além da consulta on-line ao acervo das várias bibliotecas da Instituição, links para outras bibliotecas virtuais, e-journals, e-livros, primal pictures (base de dados com figuras tridimensionais). O destaque é a biblioteca digital de teses e dissertações.

 BIBLIOTECA DA UNIVERSIDADE DO FUTEBOL
É a maior dentre as poucas especializadas no Brasil. Além da consulta on-line ao acervo da Instituição, também contém vídeos especializados, acervo de trabalhos acadêmicos, grupo de estudo e artigos científicos.

 BIBLIOTECA DIGITAL DA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA REDE DAS INSTITUIÇÕES CATÓLICAS DE ENSINO SUPERIOR (CVA-RICESU)
Oferece artigos, dissertações e teses on-line. A partir da procura por palavras-chave, como “futebol” ou “esporte”, podem-se obter vários textos completos.

 BIBLIOTECA DIGITAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTE E SAÚDE
O objetivo geral do site BoletimEF é a socialização do conhecimento científico produzido pela Educação Física, Esporte e Lazer, utilizando-se de tecnologias e mídias digitais com recursos de acessibilidade, para contribuir com a qualificação profissional e científica de professores, alunos e agentes sociais engajados com o desenvolvimento da área esportiva no Brasil.

 BIBLIOTECA DO IBGE
Criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é financiado pelo Governo Federal. Todo o acervo já está catalogado, ou seja, é possível encontrar na ficha catalográfica o local em que o material se encontra. O destaque é a coleção digital com mapas, cartazes, publicações gerais do Instituto, fotos e cartazes.

 BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL DE PORTUGAL
Vinculada ao Governo de Portugal. Oferece on-line: cartografia, iconografia e consulta ao acervo completo. Os destaques são os acervos que disponibilizam para download livros digitais e digitalizados.

 BIBLIOTECA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO
Vinculada ao INEP. Oferece um mecanismo de busca que procura sites e acervos na área de Educação. Destaque para a seção de História da Educação e os sites disponibilizados pela busca por palavra-chave.

 BIBLIOTECA VIRTUAL DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Domínio associado à Universidade Federal da Bahia. Oferece em formato eletrônico: artigos, dissertações, teses, livros, manuais, documentos e legislações. O foco é na educação via recursos virtuais, mas contém alguns textos relacionados ao esporte.

 BIBLIOTECA VIRTUAL DO ESTUDANTE DE LÍNGUA PORTUGUESA
Associada à Universidade de São Paulo. Oferece obras clássicas da literatura nacional, já na condição de domínio público, além de teses, periódicos e biografias. Também arquivos de imagens (litogravuras, xilogravuras, quadros clássicos, obras de Debret e fotos históricas são os destaques); sons (destaque para o “vozoteca” que contém discursos famosos, anúncios publicitários e radionovelas); e vídeos (o acervo principal é focado na Educação).

 BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE
Oferece um mecanismo de busca por palavra-chave que localiza artigos nos principais bancos de dados da área de Saúde – SciELO, ScienTI, LILIACS, MEDLINE, entre outros. Apresenta vários artigos sobre futebol e esporte, a maioria focada em aspectos biológicos.

BIBLIOTECA VIRTUAL GILBERTO FREYRE
Portal criado pela Fundação Gilberto Freyre. Além da biografia do intelectual e a bibliografia completa, oferece on-line: prefácios, cartas, documentos pessoais, ensaios, colunas em periódicos, excertos de livros, discursos e palestras, fotografias, críticas recebidas, teses e dissertações que versam sobre o ensaísta, entre outras mídias.

 BIBLIOTECA VIRTUAL UOL
Vinculado ao Mega-portal Universo On-line. Oferece recursos diversos, como: dicionários e tradutores virtuais, e-livros, acervo on-line do jornal Folha de São Paulo, fotografias e vídeos (inclusive alguns curtas-metragens).

 DOMÍNIO PÚBLICO
Projeto financiado pelo Governo Federal. Disponibiliza um dos maiores bancos de dados do país. Entre os destaques estão livros, teses, dissertações, artigos, vídeos, sons e manuscritos históricos. A procura por palavra-chave aponta itens variados sobre o futebol e os esportes.

 FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL
Biblioteca com o maior e mais importante acervo do país, é mantida pelo Ministério da Cultura. O Portal oferece vários serviços, como catálogo completo, visita virtual, livraria e serviços à distância para profissionais e leitores. Possuí também uma seção intitulada Biblioteca Digital que disponibiliza: exposições, projetos, fotografias, documentos e rede de memória.

 PORTAL DA INFORMAÇÃO - SISTEMAS DE BIBLIOTECAS - UFPR


 PORTAL DE PERIÓDICOS - CAPES
Vinculado ao Governo Federal, possibilita a busca de artigos em revistas e jornais científicos e bancos de dados. Todo o material é disponibilizado on-line.

 SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UFMG
O destaque é o mecanismo de busca para pesquisas no “Catálogo On-line”. Digitando palavras-chave como “futebol” ou “esporte” é possível encontrar centenas de textos para download.

 SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UNICAMP
Possui um acervo diversificado, com ênfase nos bancos de dados. Oferece também um mecanismo de busca de dissertações e teses defendidas na própria Instituição.

 VIRTUAL BOOKS
Oferece livros clássicos em seis idiomas: inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e português. Contém outras seções como e-livros didáticos, e-livros sobre saúde, resenhas e análises literárias e editora on-line.