sexta-feira, 30 de agosto de 2013

MP quer o fim da Gaviões. Na prática é impossível acabar com uma torcida como a Gaviões

Brasileiro Vasco Corinthians Torcedores Briga Mané Garrincha 25/0813

Mauro Cezar Pereira, blogueiro do ESPN.com.br

O Ministério Público do Estado de São Paulo vai pedir a dissolução da organizada corintiana Gaviões da Fiel. Se for assim voltaremos no tempo, para que sejam cometidos os mesmos erros de antes e de sempre. 

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Crônica da Semana

Dez anos do “Futebol e Sociedade” (2003-2013). O que fizemos o que precisamos fazer

pelo Prof. Dr. Luiz Carlos Ribeiro, Departamento de História / UFPR






O Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade realizou, no último dia 24 de agosto, uma reunião de balanço e planejamento de atividades futuras. Toda vez que eu me encontro nessa situação de fazer um balanço das atividades do Núcleo, questiono-me se temos uma data simbólica de fundação do grupo.

"Tata" Martino reconhece que Neymar e Messi ainda não se entendem


Neymar e Messi jogaram juntos durante os 90 minutos pela primeira vez nesta quarta-feira. Após o empate sem gols entre Barcelona e Atlético de Madrid, pela segunda final da Supercopa da Espanha, o técnico “Tata” Martino elogiou a dupla, mas reconheceu que os dois ainda não se entendem em campo.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Placar Literário


"O futebol saiu das quatro linhas e invadiu a Bienal do Livro 2013. Com toda essa agitação de Copa das Confederações e Copa do Mundo no Brasil, cada vez mais interessados pelo tema surgem para se juntar com os milhões de brasileiros aficionados pelo esporte.

Personalidades e autores como Juca Kfoury, Alessandro Molon, Flávio Carneiro e Helio de La Penha, craques no assunto, comandarão animadas conversas com o público falando sobre livros que envolvem esta paixão nacional.

Participe deste bate-bola!

Curadoria: João Máximo"


Em nossa opinião, o Ciclo de Debates sobre o Futebol possibilitará discutir a relação entre o futebol e a produção bibliográfica sobre o assunto em nosso país. Obviamente, alguns mitos fundadores deste esporte serão mantidos, tendo em vista a lista de autores/debatedores presentes como memorialistas, por exemplo. Por outro lado, pesquisadores mais críticos (e também presentes) poderão fomentar um belo debate sobre o Futebol e, em especial, sobre a cultura brasileira.



Sugestão de André Couto.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Lance! entrevista Alex



Fontes: 
http://www.lancenet.com.br/minuto/Alex-brasileiro-Globo-CBF-reunioes_0_970703171.html

http://www.lancetv.com.br/videos/VIDEO-Assista-melhores-entrevista-Alex_3_971332862.html

Video: https://www.youtube.com/watch?v=mgAFtd_2FRM

Sugestão e comentários de Ernesto Sobocinski Marczal.

No início do mês o meio-campista Alex, atualmente no Coritiba, concedeu entrevista para o jornal esportivo Lance!. O vídeo foi levado ao ar através da página do periódico na internet, obteve ampla repercussão e reverberou em diferentes veículos de comunicação, tais como portais de notícias e entretenimento, além de gerar comentários em diversos blogs e redes sociais. Fugindo do diálogo padrão com os jogadores ainda em atividade, a conversa se desenvolveu de maneira bastante fluída, desdobrando-se para além da fórmula de questões / respostas limítrofes quanto à carreira do jogador, seus momentos de gloria e percalços, evidentemente superados na construção narrativa, ou a atual condição de sua equipe na disputa do campeonato da vez.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Para receber 4 jogos da Copa, poder público está construindo 3 estádios e um ‘campo reserva’ em Manaus

O Governo Federal, o Estado do Amazonas e a Prefeitura de Manaus estão construindo três estádios para a Copa do Mundo de 2014, evento em que a cidade receberá quatro partidas, todas da primeira fase. Além deles, está sendo feito um campo de futebol reserva, no padrão Fifa, “para ser utilizado no que for necessário”, segundo o governo estadual.

"O futebol brasileiro está de luto hoje", diz Pepe

Gylmar dos Santos Neves, um dos jogadores que mais jogou pela seleção brasileira, como goleiro

Após a morte de De Sordi, o esporte perdeu outra lenda do futebol brasileiro, o ex-goleiro Gylmar dos Santos Neves - campeão nas Copas de 1958 e 1962. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês, e não resistiu após sofrer um infarto. Na última quinta-feira, ele havia completado 83 anos

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

O Tinho



(Sugestão de Luiz Carlos Ribeiro)




Se chamava Fausto (ou Faustinho, ou Tinho), tinha 15 anos e queria ser craque de futebol. Jogava nos juvenis de um clube médio. Jogava bem, mas não o bastante para se destacar dos outros garotos com a mesma idade e o mesmo sonho. Não o bastante para ser notado. Até que um dia Tinho se atrasou trocando de roupa depois de um treino e quando viu estavam só ele e um homem estranho, de terno escuro, no vestiário. Um homem que ele nunca tinha visto ali antes e que lhe deu seu cartão. Um cartão todo preto com uma única palavra, em vermelho: "Diabo." O homem fez uma proposta: em troca da sua alma, Tinho poderia pedir o que quisesse. Chutar com as duas pernas? Cabecear com perfeição? Driblar com maestria? Passar com precisão? O que ele quisesse. Pelo contrato apresentado pelo Diabo, e que ele assinou com seu sangue na hora, Tinho só se comprometia a, no fim da sua vida — que seria de grande sucesso e incrível riqueza —, lhe entregar sua alma.

Com arquibancada dentro do vestiário, Arena Corinthians vai além do futebol


Final de campeonato. O Corinthians recebe o rival no seu novo estádio em Itaquera. Durante o aquecimento, os jogadores são assistidos por um grupo de 86 torcedores que poderão ver seus ídolos nos últimos momentos antes de entrarem em campo para defender as cores do clube. Este cenário ainda está no imaginário, mas será possível a partir de 2014. 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O preço do ingresso e a forma errada de o esporte se vender


Gerou muita discussão no meio esportivo a decisão da diretoria do São Paulo de baixar substancialmente o preço cobrado pelo ingresso para as partidas do clube no Campeonato Brasileiro. De um lado ficou a ala extremamente contra a medida, argumentando que reduzir para irrisórios R$ 10 o tíquete (e, pior ainda, R$ 2 para o sócio-torcedor) era um tremendo golpe na marca do clube. Do outro, ficaram aqueles que olham para a modernização na gestão do futebol como o maior golpe em direção à elitização dos estádios.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Crônica da Semana

Copa do Mundo em 2015! Alguém sabe disso?


por Bruno José Gabriel, mestrando em Ciências Sociais Aplicadas



O futebol no Brasil é irrefutavelmente o esporte que possui maior significância e representatividade. O velho bretão, enquanto um elemento apropriado e transformado em um dos aspectos da nossa cultura, é parte integrante do cotidiano de todos os brasileiros (mesmo dos que não gostam desse esporte), sendo um núcleo simbólico que, associado aos diversos símbolos regionais, representa as culturas nacionais e as suas diversas manifestações. Ou seja, tanto simbólica quanto concretamente, é consenso que o Brasil é o “país do futebol” e esta modalidade é a paixão maior dos brasileiros.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Estádios têm nomes de políticos ligados à ditadura. Torcedor prefere apelidos poéticos


O puxa-saquismo está gravado em placas de bronze na porta de entrada de muitos estádios brasileiros. 

É que vários deles foram batizados com nomes de políticos, principalmente aqueles ligados à ditadura militar. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Crônica da Semana

Futebol brasileiro: de patrimônio cultural a investimento capital

pelo Prof. Dr. Miguel A. de Freitas Jr.



Entre os indicadores necessários para que algo seja considerado patrimônio cultural, está a sua relevância para a manutenção da identidade, da cultura e a capacidade em representar os valores de um povo. Desta forma, nada mais justo do que considerar o futebol brasileiro, como um dos nossos mais significativos patrimônios culturais, seja pela sua trajetória histórica ou pelo seu devir.

Paraná toma o primeiro gol em casa, mas ainda tem defesa menos vazada

Paraná Clube Joinville Série B Reinaldo (Foto: Divulgação/site oficial do Paraná Clube)
O empate com o Joinville em 1 a 1 foi motivo de lamentação do técnico Dado Cavalcanti, que não escondeu que montou o Paraná Clube para vencer a partida na Vila Capanema e somar pontos. Além de não ter saído como planejado, o Tricolor também viu duas marcas caírem: não ter tomado gols dentro de casa até agora e voltar a sofrer gols depois de cinco partidas.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dissertação discute Futebol e Cinema


Trabalho de Ana Maria Acker, "Entre efeitos de presença e de sentido: experiências estéticas do futebol no cinema brasileiro contemporâneo" apresenta uma análise da sétima arte brasileira e a sua relação com a estética do futebol, no período de 1995 a 2012. 

A Dissertação foi apresentada neste ano de 2013 no Curso de Mestrado em Comunicação e Informação da UFRGS.


Sugestão e comentários de André Couto: 

Cada vez mais o estudo dos esportes deve se enlaçar com a análise de outras fontes. Compreender a paixão pelo futebol em nossa sociedade exige várias interrogações. Uma delas, que está presente no trabalho supracitado, é como o cinema retrata estes discursos tão presentes no futebol e em outros esportes.

Agradeço a colaboração do pesquisador e amigo, Prof. Victor Andrade de Melo.

Medo de vandalismo faz Itaquerão tirar vidros e TVs de setor visitante

Imagem do lance de arquibancadas atrás do gol onde ficarão os torcedores visitantes do Itaquerão
Com o Itaquerão quase pronto, 84% das obras concluídas, os torcedores corintianos e os rivais passam a ter uma ideia mais clara de como funcionará sua vida nos jogos no estádio. A visita do UOL Esporte à arena mostrou que os visitantes terão um padrão diferente dos fãs alvinegros.

Para evitar vandalismo, espelhos e aparelhos de televisão, distribuídos por todo o Itaquerão, não estarão presentes no setor da torcida adversária. Haverá ainda um misto de vidro e plástico resistente que vai separar essa área do campo, ao contrário das arquibancadas laterais sem alambrado.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Inventor americano cria bola indestrutível


Sugestão e comentário de Natasha Santos.

Excetuando-se a parte piegas e de certo apelo emocional, típico das televisões, podemos, sim, pensar no futebol enquanto uma alternativa mimética à realidade nada fácil, dos países  pobres, vítimas de guerras civis, bem como de outros tipos de exploração. Mais do que isso, uma espécie de esperança que surge do jogo, que já não será interrompido porque a bola furou. Uma forma de descobrir e ajudar novos atletas? Talvez... 

Minha História Tricolor



Eu sou paranista desde o tempo em que o Paraná Clube se chamava Clube Atlético Ferroviário. Por sua tradição em congregar a massa de operários ferroviários da então Rede Viação Paraná-Santa Catarina, onde a maioria era negra ou mulata, o CAF era carinhosamente conhecido como “Boca-Negra”, como explica Buchmann:

“Seus torcedores eram simplórios guarda-freios, graxeiros, eletricistas de estrada de ferro. Não à toa, o time – e seus adeptos, a reboque – foram batizados de bocas-negras. A simbolizá-los, um índio de fartos beiços, com um osso amarrado no alto do beiço”. (Buchmann, 2002:62) 

Crônica da Semana


“Entrando numa fria”

por Jackson Mosko, graduação Educação Física


O jogo amistoso para apresentar o jogador Neymar Jr recém-contratado pelo clube Catalão foi um fiasco para o Santos F.C. Mas nem o torcedor mais fanático acreditaria que o Santos poderia vencer o poderoso Barcelona. Ainda mais com os titulares em campo, entre eles o melhor jogador do mundo: Messi, e ainda por cima em seu estádio. Porem o que ninguém esperava era o humilhante placar de 8X0, e se o leitor acha que o placar já é humilhante, não imagina o ‘passeio’ que o Barça deu em campo. Chances perdidas, bolas na trave, enfim os jogadores do Santos foram apenas espectadores enquanto o Barcelona treinava em alta velocidade.