terça-feira, 25 de junho de 2013

Círculo de Debates Futebol e Ditadura na América Latina: BRASIL



O Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade (NEFS-UFPR) convida todos a participarem do novo encontro do Círculo de Debates Futebol e Ditadura na América Latina.

O evento alia história, esporte e cinema nas reflexões sobre as inter-relações entre futebol e política a partir da exibição da elogiada série de documentários "Memórias do chumbo: o futebol nos tempos do Condor", produzidos pela ESPNBrasil. Depois de cada seção, desenvolve-se a palestra e o debate com um especialista convidado.

Reforma do futebol já!

 Juca Kfouri

Nestes tempos de mudança, o futebol, gota d'água com seus estádios faraônicos que ajudou a transbordar o copo da insatisfação popular, não pode deixar de ser meta, objetivo, gol!, da necessária ruptura.

Por incrível que pareça, em 15 dias, a seleção, que não agradava ninguém, está melhor que o país, que aparentemente vivia feliz --embora não pudesse nem devesse.

Crônica da Semana

O campo é a rua

por Jhonatan Uewerton Souza, mestrando em História



Em meio à Copa das Confederações, poucas pessoas falam de futebol na padaria. As manifestações que tomaram conta do Brasil desde a semana passada, organizadas nas grandes capitais, mas também em cidades pequenas, espalhadas pelos quatro cantos do vasto território nacional, abafaram os gritos de gol e o substituíram por outros cantos, alguns deles com claras referências às arquibancadas.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Triunfo é embalado pelo Hino Nacional

Contagiada pelo hino cantado pela torcida, seleção brasileira precisa de poucos minutos para encaminhar mais uma vitória

Albari Rosa, enviado especial/ Gazeta do Povo / Jogadores se abraçam após o gol de Neymar, que abriu caminho para o triunfo brasileiro: jogando junto com a torcida


No clima do Hino Nacional cantado por todo o estádio de forma emocionante – o protocolo da Fifa corta a canção na metade, mas na capital cearense a torcida segurou até o fim –, a seleção brasileira massacrou nos primeiros minutos seus dois adversários até agora na Copa das Confederações. Após ter encaminhado a vitória sobre o Japão com menos de três minutos, quarta-feira (19), diante do México, o relógio ainda não tinha virado para nove quando Neymar – de novo – abriu o placar. E antes um gol de Oscar já havia sido anulado por causa de impedimento.

terça-feira, 18 de junho de 2013

Crônica da Semana

Futebol em tempos de cólera

por Natasha Santos, doutoranda em História



“Acho que o futebol existe para unir as pessoas. Isso é claro, e eu sei um pouco sobre os protestos que acontecem aqui. As pessoas estão usando o futebol como plataforma e a presença da mídia internacional para fazer certas demonstrações”, alertou Joseph Blatter.

"Não vamos permitir que nenhuma dessas manifestações atrapalhe nenhum dos eventos que nos comprometemos a realizar. Quem achar que pode impedir a realização desses eventos enfrentará a determinação do governo de impedir. As manifestações serão toleradas dentro desse limite”, profetizou Aldo Rebelo.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Os italianos estão bravos


Os italianos estão decidindo se protestarão formalmente na Fifa pelo descaso de que foram vítimas no Rio.

Copa das Confederações: manifestações denunciam violações de direitos


Movimentos e organizações da sociedade civil realizam manifestações nesta sexta-feira (14), véspera da Copa das Confederações, para chamar a atenção da sociedade às violações de direitos que estão acontecendo no processo de preparação do país para a Copa de 2014. Em São Paulo, o ato “Copa pra quem?” acontece a partir das 16h, no Masp, na Avenida Paulista.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Seleção de Felipão não atrai torcida em sua chegada a Brasília

A chegada da Seleção ao hotel da capital foi marcada pelo pequeno público e pela presença de "luquetes"

A população de Brasília não se mostrou muito empolgada com a presença da Seleção Brasileira na capital federal. O time liderado por Luiz Felipe Scolari desembarcou na tarde desta quarta-feira na cidade, palco de sua estreia na Copa das Confederações, contra o Japão, e encontrou bastante tranquilidade.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Álbum de figurinhas da Copa das Confederações tem seis 'fantasmas'

Editora erra nas apostas e coloca jogadores que não foram convocados.


Antes de Felipão ter anunciado os jogadores convocados para a Copa das Confederações, o álbum de figurinhas da competição já estava disponível. Como era de se esperar, a publicação cometeu algum erros e apostou em seis jogadores “fantasmas”. Sempre acontecem falhas desse tipo, mas em 2013 a editora caprichou (...).

NEFS participa do "3º Simpósio de Futebol em Curitiba"


Entre os dias 08, 09 e 10 de junho ocorreu o 3º Simpósio de Futebol em Curitiba. O evento é realizado desde 2011 com o intuito de promover o debate em torno da modalidade esportiva com a reunião de profissionais de múltiplos segmentos, como atletas e técnicos de diferentes categorias, preparadores físicos, dirigentes, gestores, árbitros, jornalistas, comunicadores esportivos, especialistas do campo médico, professores e pesquisadores da Educação Física , entre outras áreas.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Raio-X da Copa das Confederações

Na véspera do início da Copa das Confederações, vale a pena consultar o gráfico interativo confeccionado pela Folha de São Paulo, para não ficarmos vendo o Romário chamar o Marin de Ladrão, ou os acertos políticos do nosso presidente da CBF que acabou levando o selecionado nacional para treinar em Goiás (passando por Goiania) e criando um mal estar junto a comissão técnica, quiçá aos jogadores. Será que um dia seremos profissionais na gestão deste esporte?

Vamos ter fé... e curtir o gráfico interativo

Acessem: http://www1.folha.uol.com.br/especial/2013/folhanacopa/raioxdacopadasconfederacoes/

Sugestão e comentários de Miguel A. de Freitas Jr.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Banheiros e lanchonetes foram principais falhas no Maracanã

Em alguns sanitários não havia papel higiênico e nem água e preço das comidas foram considerados altos

Sergio Moraes / Reuters / Principais queixas do novo Maracanã foram com banheiros sem estrutura e lanchonetes caras e sem variedade
Principais queixas do novo Maracanã foram com banheiros sem estrutura e lanchonetes caras e sem variedade

O Maracanã, embora bonito internamente, precisa ter a infraestrutura melhorada para funcionar como estádio de excelência já na Copa das Confederações. O jogo entre Brasil e Inglaterra, neste domingo (2), mostrou ao torcedor que ainda falta muito a ser feito para que haja mais conforto, dentro e fora. 

domingo, 2 de junho de 2013

Crônica da Semana

Das gerais às numeradas: impressões sobre a modernização dos estádios e a subjetivação das massas

Ernesto Sobocinski Marczal

 


No último final de semana de maio, na abertura do Campeonato Brasileiro, nenhuma partida disputada no país chamou mais atenção do que Santos e Flamengo. Claro que o apelo do jogo foi potencializado pelo anúncio da saída de Neymar ao futebol europeu, o que tornaria aquele embate o seu derradeiro pela equipe da baixada santista antes de sua transferência para o futebol espanhol. Contudo, o foco deste artigo não está na jovem referência do futebol nacional dentro e fora dos gramados, até porque o assunto tem saturado os veículos de mídia e povoado intensamente as colunas, mesas redondas e debates entre os diversos comentaristas e jornalistas esportivos. O motivo deste texto surge de outro aspecto da partida (não, não foi a qualidade excepcional apresentada pelas equipes em campo...): a apresentação do novo palco futebolístico de Brasília para a Copa do Mundo e das Confederações, o renovado Mané Garrincha. 

sábado, 1 de junho de 2013

Real apresenta novo uniforme e assina acordo de patrocínio de mais de R$ 400 mi

O presidente do Real, Florentino Pérez (segundo da esquerda para a direita), apresenta o novo uniforme do clube

O Real Madrid apresentou nesta quinta-feira, no estádio Santiago Bernabéu, o seu novo uniforme para a temporada 2013/14 e assinou o acordo de patrocínio com a companhia aérea Emirates pelos próximos cinco anos. 

'Caiu no Horto, tá morto' não é mágica, Galo precisa jogar

Jogadores abraçam Victor, herói do Atlético-MG na 
classificação para a semifinal da Libertadores

O time de Cuca não se abateu ou "amarelou" na decisão da vaga para a semifinal da Libertadores. Simplesmente jogou mal e sofreu com a boa atuação do Tijuana no Independência.