terça-feira, 30 de abril de 2013

Havelange renuncia à presidência de honra da Fifa após investigação

Relatório do Comitê de Ética diz que brasileiro deixou cargo em 18 de abril e revela detalhes do envolvimento de brasileiros com o caso ISL.

João Havelange, Presidente de Honra da FIFA (Foto: AFP)

João Havelange, de 96 anos, renunciou ao cargo de presidente de honra da Fifa após a investigação do caso ISL. A revelação foi feita em um relatório divulgado pelo Comitê de Ética da entidade nesta terça-feira.

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CRÔNICA DA SEMANA

PAÍS DO FUTEBOL? UMA REFLEXÃO DA SOBERBA NACIONAL

por Everton Cavalcanti, mestre em Educação Física


Como tudo na vida, o futebol transformou concepções, alterou conceitos, modificou a estrutura, mudou os processos de organização, interligou as formas de preparação, enfim, evoluiu, cresceu, desenvolveu e tornou-se muito mais do que um esporte potencialmente técnico, aliando a plasticidade das ações motoras, a estratégia e a capacidade de manter a intensidade na proposta estabelecida durante os treinamentos da semana.

sábado, 27 de abril de 2013

Histórias Incríveis: os tiros de João Saldanha que Manga não esquece


No dia do goleiro, ex-arqueiro do Bota relembra episódio em que precisou pular um muro do Mourisco para fugir dos disparos do comentarista.

João Saldanha (Foto: Ag. Estado)


João Saldanha não costumava levar desaforo para casa. Chamado até de João Sem Medo, o comunista assumido participou de guerrilhas e greves. Em um dos atos mais ensandecidos, aceitou o desafio de treinar a seleção brasileira um ano antes da Copa do Mundo de 1970, em meio a uma ferrenha ditadura militar. Política à parte, o comentarista esportivo era capaz de sacar uma arma e alvejar o goleiro do seu time de coração, inclusive indicado por ele para o clube. Foi assim que deixou marcada uma das histórias mais incríveis do futebol. Coube a Manga, assustado, pular um muro de quase três metros, segundo relatam pessoas que estiveram no Mourisco, sede náutica do Botafogo, no dia 19 de dezembro de 1967. A data era comemorativa. Os jogadores alvinegros festejavam a conquista de mais um título do Campeonato Carioca quando o som da bala era tudo que se fazia presente no local do Jantar da Vitória (como era tratado o evento). 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Mineirão: torcida reclama, mas COL faz análise positiva, apesar de falhas


Público aponta engarrafamento, acesso ao estádio e assentos numerados como problemas no Brasil x Chile, teste para Copa das Confederações.


Se em campo a seleção brasileira enfrentou dificuldades no empate por 2 a 2 com o Chile, a situação não foi muito diferente para os 53.331 torcedores que foram ao Mineirão na noite de quarta-feira. No primeiro evento-teste com o time de Luiz Felipe Scolari para a realização da Copa das Confederações de 2013, o estádio não foi aprovado integralmente pelo público.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Todas as 18 obras de mobilidade da Copa 2014 continuam atrasadas em Curitiba

Balanço foi apresentado em relatório do TC-PR, que divulgou dados coletados até 1º de março; o caso da Linha Verde o Sul é o mais alarmante.




Todas as 18 obras de mobilidade urbana financiadas pelo PAC da Copa em Curitiba e região metropolitana continuam atrasadas, segundo dados de um relatório técnico divulgado nesta terça-feira (23) pelo Tribunal de Contas do Paraná (TC-PR). O caso mais alarmante é o trecho Sul da Linha Verde, no Pinheirinho.

Nicolas Leoz renuncia ao cargo na Fifa

Da direita para a esquerda: Nicolas Leoz, José Maria Marina e and Marco Polo Del Nero

O paraguaio Nicolás Leoz, 84, renunciou ao cargo de integrante do Comitê-Executivo da Fifa, nesta terça-feira.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Crônica da Semana

Déjà vu

por Riqueldi Lise, mestrando em Educação Física/UFPR 

                                  Jarbas Oliveira/Folhapress

No dia 26 de março passado, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, em uma coletiva de imprensa anunciou a interdição do Estádio Olímpico João Havelange, também conhecido como Engenhão, por tempo indeterminado. Segundo o prefeito carioca, a cobertura do estádio apresentou falhas estruturais que colocavam em risco a vida dos torcedores. Contudo, a interdição não se deu apenas por conta dos problemas na cobertura. 

Andrés fala em presidir a CBF: 'Meu nome está em discussão'



Ex-mandatário do Corinthians e ex-diretor de seleções ressalta ainda que está 'trabalhando ferrenhamente' contra nome de Marco Polo Del Nero.


Andrés Sanches assumiu nesta segunda-feira a possibilidade de se lançar como candidato à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para suceder José Maria Marin. O ex-mandatário do Corinthians e ex-diretor de seleções afirmou que seu nome está cotado para o cargo. Ele busca, agora, o apoio necessário - ele precisa do aval formal, por escrito, de oito federações e cinco clubes.

DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO


Sugestões de vídeos

Copa de 1938: o depoimento de Leônidas da Silva.



Documentário sobre a Copa do Mundo de 1930.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Crônica da Semana


A TRÁGICA MORTE DO FUTEBOL

por Adriana Silva Amorim*

Não me parece coincidência que em meio aos estudos sobre o 'trágico' e no exercício de definir o futebol como a 'experiência trágica' do espectador brasileiro, eu me depare com a leitura de Nietzsche sobre o nascimento (e morte) da tragédia clássica justamente no momento em que o Esporte Clube Bahia dá seus últimos sinais de vida.

Já são quase duas décadas de decadência vertiginosa.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Inter de Milão quer contratar Tite para a próxima temporada, diz jornal


Campeão mundial com o Corinthians, Tite está na mira da Inter de Milão
Os títulos e boas campanhas recentes do Corinthians tornaram Tite conhecido mundialmente, tanto que agora o treinador virou alvo de desejo das grandes equipes da Europa. Segundo o jornal “Zero Hora”, a Inter de Milão quer contratar o técnico corintiano para a próxima temporada.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Artigo sobre o Comunismo, Mídia e o Futebol



Segue a sinopse do livro:

"Este livro trata das relações dos intelectuais com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a indústria cultural. Seu foco é o trânsito entre os militantes que se engajaram, em algum grau, na produção de mídias comunistas e que, em diversos casos, ganharam notoriedade nas mídias de massa. Neste sentido, as contribuições dos autores enfrentam as seguintes questões: quais os papéis que tiveram os diversos militantes comunistas no processo de modernização dos jornais, editoras, rádios, televisões nas quais atuaram como profissionais no transcurso das décadas de 1950, 1960 e 1970? Quais as diferenças e aproximações entre a atuação de intelectuais comunistas nas mídias do PCB e nas grandes mídias? Quais as relações entre as mídias comunistas e os processos de modernização conservadora no Brasil?"

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Marin foi ligado à ala radical da ditadura, dizem arquivos do regime


Paulo Maluf (ao centro) foi parceiro político de José Maria Marin (à direita)
Paulo Maluf (ao centro) foi parceiro político de José Maria Marin (à direita)

Em sua carreira política, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do COL (Comitê Organizador Local), José Maria Marin, teve ligação com a ala mais radical do governo militar, conexões com órgãos de vigilância e de repressão e fez elogios ao regime. É o que revelam documentos dos arquivos da ditadura obtidos pelo UOL Esporte.

terça-feira, 9 de abril de 2013

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Paraná inicia resgate da velha casa



Após 13 anos, a Vila Olím­­pica do Boqueirão volta a receber o Paraná. O jogo de hoje, às 15 horas, contra o J. Malucelli, marca o res­­gate do estádio tricolor. A recuperação iniciada em 2012 foi turbinada na últi­ma semana. Vinte e cinco funcionários em turnos extras e R$ 100 mil foram investidos para o retorno da equipe ao Érton Coelho de Queiroz. E, enquanto os torcedores paranistas estiverem ocupando as arquibancadas nesta tarde, outros ajustes ainda estarão sendo feitos.

Crônica da Semana

O Maluf do futebol



Edson Hirata


Como Vascaíno roxo, ultimamente, roxo de raiva, permitir-me-ei, nesta semana, tratar de assunto ligado a minha lusitana paixão. O assunto mais polêmico do momento não é o gol perdido pelo Diego Souza, tampouco a conquista de mais um vice-campeonato, que, diga-se de passagem, é mais um mito do futebol brasileiro – mas sim o proclamado retorno do “Maluf” do futebol carioca.

domingo, 7 de abril de 2013

Goleiro convocado por Felipão escapou de dispensas no Timão

Matheus Vidotto Corinthians (Foto: Alexandre Lozetti)

Fim de tarde, céu nublado, e o adolescente Matheus Vidotto fazia o que a maioria dos garotos de sua idade fazem nos tempos modernos: navegava na internet. Até que viu a notícia sobre a convocação da seleção brasileira, e clicou para saber se algum companheiro do Corinthians havia sido chamado por Luiz Felipe Scolari. Lá estavam Alexandre Pato, Ralf, Paulinho e... Matheus Vidotto! Um susto tão grande que o goleiro pensou tratar-se de um engano. Mas o telefone começou a tocar, e ele se deu conta de que era verdade. Às poucas pessoas a quem atendeu antes de desligar o celular, ele não conseguiu explicar o que estava acontecendo.

sábado, 6 de abril de 2013

“Esquecido” pela FBF, pai de Kevin não deve ir a amistoso com Brasil


Limbert Beltrán, pai de Kevin, atingido por um sinalizador de forma fatal no jogo entre San José e Corinthians, não deve viajar a Santa Cruz para acompanhar o amistoso da seleção local contra o Brasil, programado para sábado. Ironicamente, ele se disse esquecido pela FBF (Federação Boliviana de Futebol), organizadora do confronto.

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Copa das Confederações tem 546 mil ingressos vendidos

Apesar da grande procura, ainda há 246 mil entradas disponíveis. Jogo que mais atraiu o público até aqui é Itália x México, com 60.717 lugares comprados.



A Fifa apresentou nesta quarta-feira (3) mais um balanço da venda de ingressos para a disputa da Copa das Confederações, que será realizada no Brasil entre os dias 15 e 30 de junho, e revelou que mais de 546 mil entradas já foram compradas para as 16 partidas que serão realizadas em seis estádios.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Juiz de Minas diz que torcedor não deve esperar por 'conforto' em estádio



Um juiz mineiro negou a um torcedor o ressarcimento pelo ingresso pago e indenização por dano moral devido às confusões ocorridas na reabertura do estádio Mineirão, em 3 de fevereiro. O motivo: torcedores não devem ir ao estádio esperando por "conforto", diz a decisão da última segunda-feira (1º).

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Crônica da Semana



Sábias Palavras: Quem foi Rei, nunca perde a Majestade

pelo mestrando Bruno José Gabriel


É inexorável e, paradoxal o processo situacional do futebol contemporâneo no Brasil. A fábrica que produziu grandes craques, como: Roberto Carlos, Rivaldo, Bebeto, Romário, Ronaldo, Alex, Ronaldinho Gaúcho e Adriano, faliu. Atualmente, emerge nos gramados brasileiros, apenas bons jogadores, que vão ser eternamente postulantes a titulação “Craque de Futebol” – Júlio César, Ramires, Paulinho, Oscar, Fred, Luís Fabiano e Neymar, entretanto, nunca vão desabrochar.