terça-feira, 24 de maio de 2011

Crônica da semana

Mais um capítulo da novela Neymar

Amanda Jorge Corrêa

Acadêmica do curso de Educação Física- bacharelado UFPR

Novamente observa-se uma propagação de notícias referentes ao tão prestigiado jogador Neymar. Desta vez, não denegrindo sua imagem, como havia ocorrido no caso do insulto ao técnico Dorival Junior e as respectivas conseqüências desta ação, mas, relatando a reação dos fãs frente a uma notícia inesperada e da conduta geral por parte de todos os envolvidos.

Assediado mediaticamente, o atacante do Santos fora cauteloso ao transmitir uma mensagem de sua vida íntima (medida estratégica para minimizar ao máximo as polêmicas geradas em torno de si). O atleta publicou uma nota em seu site oficial confirmando que iria se tornar pai nos próximos meses. Na mesma nota acentua sua responsabilidade pelos encargos da criação do primeiro herdeiro, além da preservação em sigilo da identidade da mãe.

O caso agora repercute em torno da reação exaltada dos fãs (que, em contraponto ao caso Dorival, não provocou galhofas na rede social que rapidamente se difundiram pela mídia) ao tomarem conhecimento deste novo acontecimento na vida do jogador; reação do atleta (receio de que ele não consiga desvincular a vida familiar e privada do campo esportivo, afetando o seu desempenho) após o recebimento da notícia; dos pais de Neymar (decepção com relação à atitude precipitada do filho); e do sigilo sobre as informações referentes à gestante.

O que se pode dizer sobre isso além do fato de Neymar já vir polemizando desde a descoberta de seu talento desportivo? Qual será a influência que o jogador (um pai aos dezenove anos de idade) terá sobre aqueles que o idolatram e o tomam como referência? É mais um episódio da novela Neymar. Aguardamos as cenas dos próximos capítulos...

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Acusado de racismo, Busquets ganha apoio de Guardiola

O técnico do Barcelona, Josep Guardiola, saiu em defesa do volante Sergio Busquets neste sábado, dois dias depois de a Uefa anunciar que investigará o atleta por racismo. O espanhol foi acusado de ter insultado o brasileiro Marcelo durante o jogo contra o Real Madrid, pelas semifinais da Liga dos Campeões, no dia 27 de abril.

Se for punido, Busquets poderá ficar fora da grande decisão da Liga, no dia 28, diante do Manchester United, em Wembley. "Não vou explicar o que Busquets me disse, mas eu acredito nele e acho que deveria jogar a final", comentou o treinador, que tem improvisado Busquets na zaga, por conta de desfalques na defesa, causados por seguidas lesões no elenco.

Se perder Busquets para a final da Liga, Guardiola terá mais uma dor de cabeça para escalar o Barcelona. "Ele é um jogador importante para nós", comentou.

Busquets será investigado pela Uefa nos próximos dias por ter supostamente chamado o lateral Marcelo de "macaco". A ofensa teria sido flagrada pelas câmeras de TV.

fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,acusado-de-racismo-busquets-ganha-apoio-de-guardiola,719222,0.htm

Texto sugerido por André Mendes Capraro

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Vídeo: Granjas Humanas

Programa exibido no SPORTV Repórter em 17 de dezembro de 2007 revela a exploração de menores no futebol, o trafico de crianças entre África e Europa, o horror da pedofilia no mundo da bola e as “granjas humanas” .
Vídeo interessantíssmo.

Clique aqui e assista.

Com patrocínio e alusão à Catalunha, Barcelona divulga novos uniformes

Camisa reserva apresenta um gráfico distintivo preto e cinza no ombro, que lembra a bandeira da região autônoma, a "Senyera".

Por GLOBOESPORTE.COM

Barcelona, Espanha



 Em evento realizado no Camp Nou, o Barcelona divulgou nesta terça-feira os novos uniformes do clube para temporada 2011/2012. Com o patrocínio da Qatar Foundation, entidade árabe que trabalha com educação e pesquisa científica, fechou acordo em dezembro e renderá aos cofres catalães € 150 milhões (R$ 346,5 milhões) por cinco anos de contrato, a nova camisa número 1 terá listras mais finas.



Na gola da camisa, um gráfico leva o lema: "Tots unit fem força" ("Todos juntos somos fortes"), que é retirado do hino do clube. Já o uniforme número 2 será todo negro e usado nos jogos fora do Camp Nou. A camisa preta apresenta um gráfico distintivo preto e cinza no ombro, que lembra a bandeira da Catalunha, a "Senyera".


Puyol com a nova camisa número 2 do Barcelona (Foto: Divulgação)

Os novos uniformes serão colocados à venda a partir do dia 24 de maio.


Puyol ataca de modelo (Foto: Divulgação)Enquanto a história e a tradição do clube estão presentes no design da camisa, os novos uniformes são feitos a partir de material ecologicamente correto. Cada kit completo é composto de até treze garrafas plásticas recicladas. Este novo processo de fabricação reduz o consumo de energia em até 30% em relação à fabricação do poliéster tradicional e evita que quase 100 milhões de garrafas plásticas de água sejam despejadas em aterros sanitários.


Os calções são azuis, com uma linha grená de cada lado, e as meias, também azuis, carregam as iniciais do clube “FCB”, na parte de trás de cada panturrilha. Já os calções pretos contarão com as letras "FCB", em amarelo, na parte de trás do tecido.

Os uniformes pesam menos (13% mais leve que as versões anteriores) e regulam ativamente as temperaturas do corpo dos jogadores através do uso da tecnologia Dri-FIT, que facilita a rápida evaporação do suor e mantém os atletas secos por mais tempo. Além disso, pela primeira vez, o brasão do clube na frente da camisa possui propagação térmica, o que o torna ainda mais leve, permitindo que esta área seja bem ventilada.

fonte:http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2011/05/com-patrocinio-e-alusao-catalunha-barcelona-divulga-novos-uniformes.html

Texto sugerido por André Mendes Capraro

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Crônica da semana

“BLACK-BLANC-BEUR” – NOVO SISTEMA DE COTAS

Aline Jorge Corrêa

Educação Física – UFPR

Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade – UFPR

O problema da evasão de jogadores que são treinados nas academias de do futebol francês, aparentemente seria apaziguado com a tentativa de implantação de um projeto secreto de cotas raciais para os jogadores negros e árabes. Isso segundo comentários sugeridos durante reuniões ocorridas da DTN (Direção Técnica Nacional).

Essa proposta visaria formar atletas que demonstrassem a qualidade francesa de se jogar futebol. Apresentando uma visão reducionista de que os negros possuem apenas uma aptidão física necessária para a manifestação da modalidade. Em subjetivo, coloca os franceses como estratégicos e com raciocínios fundamentais para conduzir a vitória da partida.

Sua possível solução gerou uma polêmica que propiciou um afastamento preventivo do dirigente da DTN. Comprometeu a imagem da federação e levou o treinador Laurent Blanc a um inquérito para responder por acusações que afirmam as proposições acima comentadas.

O caso supracitado é complicado, pois demonstra uma influência no campo esportivo de políticas discriminatórias. Sendo que o país vem diminuindo, cada vez mais, a imigração e tomando ações políticas de restrições perante a livre circulação dos mesmos no país.

Infelizmente, o caso repercutiu, mormente, sobre o técnico (que foi absolvido das acusações), ao invés de considerar o problema que o futebol francês enfrenta, bem como a situação política do país referente a esse assunto. O fato de a dupla nacionalidade ser um problema para a seleção não faz dele uma sugestão para a supressão de jogadores estrangeiros.

sábado, 14 de maio de 2011

Tempo de Reestruturação

Fábio Ehlke Rodrigues

A crise bateu na porta do futebol paranaense. As constantes mudanças no comando técnico, direção e jogadores refletem em campo as dificuldades encontradas para montar um time competitivo. A dupla Atlético e Paraná não conseguem desempenhar em campo, o sucesso de outrora.
Já o Coritiba respira, após o retorno a série A, mas sabe que as sondagens dos times paulistas rondam o Alto da Glória. Destaques do time são observados.
É claro que o departamento de futebol já está atrás de novas peças de reposição.
Em uma semana decisiva, a dupla Atletiba joga as suas fichas na Copa do Brasil. Quem sabe uma final histórica?
Infelizmente o Paraná monta e desmonta os seus times, tentando dar cara a um elenco a dez dias da primeira partida da Série B. O ritmo da equipe só virá durante o Campeonato Brasileiro – série B.
Agora já que estamos falando em reestruturação, por que os nossos times não buscam reforços nos times da suburbana de Curitiba. Muitos craques saíram dali.
E muitos jogadores da base podem compor o elenco e trazer o resultado positivo que tanto sonham os torcedores.
O importante é esperar o campeonato iniciar é ver quem conseguirá trilhar o melhor caminho.
Tempo de reestruturação é tempo de observação, reflexão e ação em busca de resultados positivos.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fifa pede provas à Inglaterra após acusação de compra de votos



  • LONDRES (Reuters) - A Fifa pediu provas à Associação Inglesa de Futebol (FA) que sustentem as acusações feitas pelo ex-presidente da federação David Triesman de que quatro membros do comitê executivo da Fifa teriam solicitado favores em troca de seus votos.
Triesman disse a um inquérito parlamentar britânico na terça-feira que os membros do comitê executivo Jack Warner, Ricardo Teixeira, Nicolás Leoz e Worawi Makudi haviam pedido incentivos financeiros para votar a favor da Inglaterra na candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2018, que acabou tendo a Rússia como vencedora.
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, enviou uma carta ao atual presidente da FA, David Bernstein, solicitando de Triesman um relatório completo, além de qualquer evidência documental que possa sustentar suas afirmações.
"Em sua carta à FA, o secretário-geral da Fifa revela a extrema preocupação da Fifa e do presidente da entidade com as mais recentes alegações que questionam a integridade de alguns membros do comitê executivo da Fifa", afirmou a Fifa em seu site oficial (www.fifa.com).
As acusações são um grande constrangimento para a Fifa e vieram à tona apenas um mês antes de o presidente Joseph Blatter concorrer à reeleição em uma votação que disputará com o chefe da Confederação Asiática de Futebol, Mohamed Bin Hamman.

texto sugerido por Edson Hirata

fonte: http://esporte.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2011/05/11/fifa-pede-provas-a-inglaterra-apos-acusacao-de-compra-de-votos.jhtm

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Escândalo de racismo no futebol francês

Denúncias apontam que a Federação Francesa de Futebol orientou clubes e escolinhas a criarem cotas para negros.

A FFF (Federação Francesa de Futebol) começou a investigar uma acusação da criação de cotas, em segredo, para negros e árabes nas seleções de base francesas. Segundo relatos, os descendentes de africanos e árabes poderiam formar apenas 30% do time. A intenção dos cartolas seria limitar o número de atletas de origem africana e árabe nas escolas de futebol da França.

A questão foi levantada, segundo reportagem do diário on-line Mediapart, em seguidas reuniões da DTN. "Precisamos de uma espécie de cota, mas isto não deve ser divulgado", teria dito em uma reunião o máximo representante da DTN, François Blanquart. A declaração foi feita quando o treinador da seleção francesa, Laurent Blanc, estava presente.

A Federação Francesa desmentiu a reportagem e comentou que “em todas as discussões há posturas que podem ser consideradas excessivas, é o objeto de todo debate”. A entidade, no entanto, reforça que nenhuma decisão nesse sentido foi tomada.

Blanc também se viu envolvido, pois o diário afirma que o treinador se mostrou de acordo com a susposta proposta do dirigente da DTN. O acordo era de mudar, a partir dos 12 anos, os critérios de convocação para as seleções de base da França. Assim, a equipe teria um ajuste à "cultura e história" francesas.

Para Blanc, a questão é dar "chances aos jogadores de menor tamanho, mas que tenham qualidade de drible e inteligência, sejam eles brancos ou não". Blanc, na reunião, teria dito que as escolinhas davam atenção aos jogadores fortes. "E quem são os mais fortes? Os negros".

Ainda de acordo com Mediapart, Blanc justificou a sua postura com uma comparação com a situação da Espanha. O técnico teria explicado: “os espanhóis dizem: ‘nós, não temos problemas. Não temos negros'”.

Um porta-voz da seleção francesa negou essa declaração e disse que a acusação é muito grave, mas confirmou que o treinador já demonstrou sua preocupação com a formação de jovens jogadores, que conseguem dupla nacionalidade para jogar em seleções estrangeiras. Presidente da Federação Francesa de Futebol, Fernand Duchaussoy, afirmou que o tema sobre cotas raciais nunca foi discutido. "Só se houver reuniões secretas na Federação”, encerrou.

COPA DO MUNDO DE 1998

Essa gravíssima acusação é considerada racismo e ainda mais oportunista, pois além da imigração ser natural quando se trata de suas colônias, a França foi campeã da Copa do Mundo em 1998, inclusive vencendo o Brasil na final, com vários jogadores nascidos fora do país ou descendentes de estrangeiros. Patrick Viera é nascido no Senegal, Marcel Desailly em Gana, Lilliam Thuram em Guadalupe, Christiam Karembeu na Nova Caledônia.

Outros, como Anelka (Moçambique), Evra (Senegal), Malouda (Guiana Francesa), Thierry Henry (descendente das Pequenas Antilhas) também são "estrangeiros", além, claro, de Zinedine Zidane, descendente de argelinos, considerado o maior jogador da história do país.

É uma pena que acusações como essas sejam verdade, vale lembrar que quando a França venceu a Copa de 1998, o país se uniu e cunhou um termo que ficaria marcado na história da sociedade francesa: no lugar de azul, branco e vermelho da sua bandeira, a França seria "país do branco, negro e marrom", em referência à composição multiétnica de sua população.

fonte: http://momentodofutebol.blogspot.com/2011/05/escandalo-de-racismo-no-futebol-frances.html

Texto sugerido por André Mendes Capraro

domingo, 8 de maio de 2011

Crônica da Semana

No Alto da Glória até quando?
por Msc. Ana Paula Cabral Bonin

 
24 vitórias consecutivas e quebra de recordes....o Coritiba Foot Ball Club é o centro do futebol nacional. Nem parece o mesmo clube que há dois anos viu sua imagem despencar nacional e internacionalmente após ter seu estádio depredado pelos próprios torcedores indignados com o rebaixamento à série B do Campeonato Brasileiro. Após cumprir as penalizações impostas na lei com relação ao incidente do dia 06 de dezembro de 2009, o clube conquistou o Campeonato Paranaense de 2011 e segue na disputa pelo título da Copa do Brasil, principalmente depois da vitória por 6x0 contra a equipe do Palmeiras (fato noticiado de forma incessante pela mídia). Desvinculando-se nesse momento de rivalidades clubísticas é que instigo os leitores a pensar: mas até quando o Coritiba permanecerá no Alto da Glória? Até quando se perpetuará a campanha magnífica apresentada por um clube até então desacreditado no cenário nacional? Observamos que o elenco do Coritiba está entrosado e que as consecutivas vitórias fazem parte de um esquema tático muito bem estruturado pelo treinador e sua comissão; sabemos, porém, que no Brasil é atípica a permanência longínqua de treinadores nos clubes de futebol, o que não permite que esses possam desenvolver seu plano de trabalho e consequentemente sua capacidade técnica adequada ao elenco do clube, porque todos esperam e exigem somente vitórias. Obviamente que isso não é a receita de consecutivas vitórias de uma equipe esportiva, porém, deve-se permitir ao treinador um tempo de adaptação e execução de suas idéias; com relação à permanência longínqua de um treinador em uma equipe brasileira o exemplo mais recorrente é de Muricy Ramalho no comando do São Paulo Futebol Clube promovendo o feito de três títulos consecutivos de Campeão Brasileiro (2006,2007,2008). Outro aspecto relevante e interessante é a permanência dos próprios atletas em seus clubes: poucos são os casos em que um atleta de destaque permanece no clube por ele defendido após uma fase de muitos gols e bom rendimento. Se o clube possui uma boa estrutura capaz de recusar as ofertas milionárias vindas do exterior – como é o caso do Santos com o jogador Neymar- tudo bem; mas geralmente os clubes revelam atletas, vendem esses atletas e permanecem com seu quadro formativo e ativo completamente defasado. Sabemos que o futebol é a segunda maior ferramenta lucrativa a nível mundial e as altíssimas cifras justificam a posição do Brasil como país com o maior número de jogadores no ranking das transferências mais caras da história do futebol mundial. Por isso indagamos: Até quando Rafinha, Léo Gago, Anderson Aquino, Bill e Marco Aurélio permanecerão no Coritiba? Até quando Marcelo Oliveira estará à frente da equipe paranaense? Até quando o clube manterá a invencibilidade e o ilustre desempenho futebolístico de seus atletas? Enfim, respostas incertas cujo assunto deixamos para uma próxima crônica....


terça-feira, 3 de maio de 2011

Clube dos 13 notifica RedeTV! que contrato a ser seguido será o da Globo


  • Briga para transmissões do Campeonato Brasileiro para 2012 e 2013 segue entre Globo e RedeTV! Briga para transmissões do Campeonato Brasileiro para 2012 e 2013 segue entre Globo e RedeTV!
A Rede TV! sofreu uma dura derrota na briga pelos direitos de transmissão do Brasileiro a partir de 2012. Após reunião em São Paulo nesta terça-feira, o Clube dos 13 informou que o contrato firmado com a Rede TV! não tem valor. Assim, os clubes seguirão os acordos que assinaram individualmente com a Globo. Na última segunda, o C13 comunicou a RedeTV!, emissora ganhadora do processo de licitação em março passado.
Na saída do encontro na capital paulista, os dirigentes dos clubes falaram em acerto de contas com o C13. No entanto, negaram a versão de que a entidade presidida por Fábio Koff estaria encerrando suas atividades. Isso deve ficar para os próximos meses.
"Será feita uma auditoria no Clube dos 13 para saber quais clubes têm débito e quais têm crédito com a entidade. O Palmeiras, por exemplo, tem crédito a receber. E os que devem precisarão fazer uma conta de conciliação", afirmou Arnaldo Tirone, presidente palmeirense.
"Um grupo de quatro clubes vai fazer o levantamento financeiro do Clube dos 13, juntamente com o departamento financeiro da entidade. Esses clubes são Vitória, Atlético-MG, Corinthians e Vasco", afirmou Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, presidente do Santos. A expectativa é que o balanço fique pronto dentro de 20 dias.
Um dos protagonistas da rebelião dos clubes contra o poder centralizador do C13 na negociação dos direitos de TV, Andrés Sanchez deixou a reunião pregando união a favor da continuidade da entidade nesse primeiro momento. O presidente corintiano exerceu papel de mediador na conversa desta terça-feira.
"O Andrés teve papel muito importante na reunião, pedindo respeito e união dos clubes a favor do Fábio Koff", disse Patrícia Amorim, presidente do Flamengo.
A disputa pelos direitos de transmissão da Série A para os próximos anos se arrasta já por alguns meses. A batalha começou quando clubes dissidentes peitaram o C13 ao alegar intransigência a respeito da negociação em separado de cada agremiação com as emissoras interessadas.
Até a última semana, quando debateu a questão em audiência pública no Senado em Brasília, o Clube dos 13 argumentava que a Globo feria a regulamentação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) contra o direito de preferência nas negociações.
Depois da definição da RedeTV! como ganhadora da licitação do C13, a Globo passou a acertar individualmente contrato com os clubes da elite do Brasileirão. A única pendência de negociação é o Atlético-MG, um dos alicerces da resistência do C13. Na reunião desta terça, o presidente do clube mineiro voltou a admitir um acordo com a emissora carioca, mas reforçou que não pretende participar da conversa.
"O processo todo já está comprometido. Agora deve engolir o sapo da melhor maneira possível. Estão querendo acabar com a única instituição que representa os clubes no Brasil", afirmou Alexandre Kalil, presidente do Atlético-MG. "Vamos conversar com a Globo, mas eu não sento na mesa. Teremos um grupo designado para isso", emendou o cartola.
Na última semana, na audiência pública em Brasília, o Cade se manifestou a favor da Globo. Na ocasião, Fernando Furlan, presidente do órgão, se eximiu da responsabilidade de regulamentar o mercado e deu a entender que não deve interceder a favor do Clube dos 13 e da RedeTV!.

fonte:http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2011/05/03/clube-dos-13-notifica-redetv-que-contrato-a-ser-seguido-sera-o-da-globo.jhtm

Texto sugerido por Edson Hirata

Procurador e juíza alertam para risco de terrorismo na Copa


Rogge elogiou a logomarca criada para os Jogos Olímpicos do Rio e destacou a leveza do desenho. Foto: Ismar Ingber/Divulgação Segundo procurador, Olimpíada de 2016 também pode sofrer com a ação de terroristas
Foto: Ismar Ingber/Divulgação

A falta de investimento no combate ao crime organizado pode colocar o Brasil no eixo de ações de grupos terroristas interessados em tirar proveito da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, advertiu o presidente eleito da Associação Nacional dos Procuradores da República, Alexandre Camanho de Assis, durante audiência na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) na última quinta-feira.
De acordo com o procurador, crimes como narcotráfico e lavagem de dinheiro aumentam, e a Polícia Federal, que supostamente se prepara para garantir a segurança da Copa e das Olimpíadas, sofre sucessivos cortes de verbas.
O recrudescimento do crime organizado, na avaliação de Camanho, pode levar o Brasil a ser cenário de ações terroristas. Para frear esse processo, segundo o procurador, é necessário aparelhar a Polícia Federal e dar mais garantias aos membros do Ministério Público e do Judiciário Federal.
Corroborando o discurso de Camanho, a juíza federal Raquel Domingues do Amaral Corniglion, do Mato Grosso do Sul, reconheceu como real o perigo de terrorismo interno de organizações criminosas.
Já a também juíza federal Lisa Taubemblatt, de Mato Grosso do Sul, denunciou a falta de recursos para operações da Polícia Federal na fronteira e pregou uma ação conjunta do Brasil com o Paraguai para combater o crime organizado.
Segundo a juíza federal Lisa Taubemblatt, em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai, os flagrantes de ações do crime organizado, que antes eram de cinco a sete por semana, estão agora reduzidos a apenas um. Com um detalhe: segundo ela, isso não indica queda na criminalidade.
As informações são da Agência Senado

fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasil2014/noticias/0,,OI5101687-EI10545,00-Procurador+e+juiza+alertam+para+risco+de+terrorismo+na+Copa.html

Texto sugerido por André Mendes Capraro 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

São Paulo deixa diretoria do C13 e se aproxima de dissidentes

Gazeta Press – 02/05/2011

O São Paulo anunciou nesta segunda-feira, por meio de uma nota divulgada em seu site oficial, a sua renúncia ao cargo que ocupava na vice-presidência do Clube dos 13. Em carta dirigida a Fábio Koff, presidente da entidade de clubes, o mandatário tricolor, Juvenal Juvêncio, agradeceu pelo período em que a equipe participou da diretoria da entidade, mas afirmou que este era o momento para uma mudança.

‘Honrado com a oportunidade e com a certeza de que o compromisso para o qual fomos eleitos já foi devidamente atingido, o São Paulo comunica formalmente sua renúncia ao cargo de vice-presidente desta entidade, informando que continuará colaborando integralmente com a valorização do futebol brasileiro, agora apenas na condição de associado’, escreveu Juvenal.

Com o afastamento, as chances de que o São Paulo se junte aos dissidentes do Clube dos 13 e acerte contrato de direitos televisivos com a TV Globo aumentam. Se isso ocorrer, a entidade sofrerá mais uma derrota nesta disputa, já que o Tricolor era um dos poucos associados que permaneciam fiéis à entidade, que teve a sua licitação vencida pela RedeTV!. Até aqui, 14 clubes já assinaram contrato com a emissora carioca.

Texto sugerido por: José Carlos Mosko