quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Brasil é melhor no vôlei do que no futebol

A divisão do grupo Havas especializada em marketing esportivo e de entretenimento realizou o estudo “Nations of Sports”, que avalia a performance de 131 países – inclusive o Brasil – em ranking de medalhas em 52 esportes. A pesquisa mostra todas as medalhas (ouro, prata e bronze) conquistadas pelos países em competições oficiais – Jogos Olímpicos, campeonatos mundiais e ranking mundial.

A metodologia utilizada foi a mesma do Comitê Olímpico Internacional (COI), levando em consideração todas as modalidades reconhecidas pelo COI, além de esportes automotores. A pesquisa foi concluída em novembro de 2010, portanto, não entram na classificação as medalhas conquistas após essa data.

Na análise por modalidade, o vôlei conquistou a primeira colocação, seguido do futebol e da natação. A classificação geral posiciona o Brasil em 26º lugar com 60 pódios, sendo 15 medalhas de ouro. Na América Latina, o Brasil é superado pela Colômbia e México.

Por outro lado, o país tem o melhor desempenho em modalidades variadas e conquistou nove medalhas de ouro em diferentes esportes, como futebol, vôlei, handebol, skate, surf, caratê, tiro, natação e atletismo. Mexicanos e colombianos concentram seus resultados em uma única modalidade: boxe e patinação, respectivamente.

No ranking geral, os Estados Unidos ocupam a primeira posição, seguidos pela China, Rússia, Alemanha e França. Analisando o desempenho específico em esportes coletivos, os mesmos países mantêm a liderança, porém, o Brasil sobe para 17ª posição, com 23 pódios e seis medalhas de ouro, sendo duas de voleibol, duas de futebol, uma de handebol de areia e uma no tiro.

O futebol não é o esporte que gerou mais títulos ao Brasil. No último estudo, o vôlei conquistou nove medalhas (duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze), contra cinco no futebol (duas de ouro, duas de prata e uma de bronze). Além dessas tradicionais modalidades, houve consolidação em outros esportes, como a natação, o skate, o atletismo, o judô e o iatismo.
O estudo é realizado anualmente desde 2005. A performance brasileira não sofreu alterações significativas nestes cinco anos, ficando sempre entre 20º e 26º lugar.



Matéria sugerida por: Riqueldi Lise.

http://colunistas.ig.com.br/consumoepropaganda/2011/01/18/brasil-e-melhor-no-volei-do-que-no-futebol/