sábado, 31 de julho de 2010

Ouvidor das competições: desrespeito ao torcedor

Um artigo escrito por Gustavo Lopes Pires de Souza no site Universidade do Futebol levanta mais uma vez
a tese que muitas leis existem mas não são cumpridas.  No caso em tela, o autor se refere ao Estatuto do Torcedor e em especial a uma tentativa que fez de utilizar os préstimos do "ouvidor da competição".
Leia seu relato aqui.

Brasil sustentável Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014

Ernest & Young do Brasil produziu um interessante relatório sobre impactos da Copa de 2014.
A leitura é convidativa e a discussão muito mais. 
Espaço aberto para comentários.

Clique aqui e baixe o relatório.

Vídeo - Curta metragem com Pelé

Colegas,
 A Vivo fez uma homenagem ao Pelé e produziu um belo curta metragem.
Vale a pena conferir.
Clique aqui.e veja o vídeo.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lula assina MP que reduz impostos para construção de estádios para a Copa-2014

Ivo Gonçalves/Arquivo PMPA
Vista aérea do estádio Beira-Rio, um dos estádio beneficiados pela nova medida
28/07/2010 - 15h53

Lula assina MP que reduz impostos para construção de estádios para a Copa-2014

Daniel Cassol e Gustavo Franceschini
Em Porto Alegre e São Paulo
Por meio de uma medida provisória, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou um regime especial de tributação para a construção de estádios da Copa de 2014. A decisão, que atende a constantes pedidos dos Comitês Organizadores das cidades-sede, deve reduzir significativamente o valor das reformas das praças esportivas.

A MP 497 foi publicada pelo Diário Oficial da União nesta quarta-feira. O texto define que empresas cadastradas pelo Ministério do Esporte serão desoneradas de PIS/Cofins, Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Importação de materiais, bens e serviços (II).

O abate vale apenas para obras relativas aos estádios da Copa do Mundo e exclui, por exemplo, as Olimpíadas de 2016. A medida vigorará de 28 de agosto de 2010 a 30 de junho de 2014.
Os mais interessados na medida são os gaúchos. Desde o início do ano, a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul pede a isenção de impostos federais, que não avançou em discussões dentro do Ministério da Fazenda.

O atraso na liberação, promessa de Lula em 2008, fez o Internacional se mobilizar. Na última terça, avisado pelo deputado estadual Adão Villaverde, o clube gaúcho adiantou a assinatura da isenção por parte do Governo Federal em seu site oficial.

Com a promessa da desoneração, o clube confirmou o lançamento da pedra fundamental do Beira-Rio, sede gaúcha de 2014, para a próxima quinta.
“Essa decisão vai representar uma economia de cerca de 20% do valor total. Uma obra de R$ 150 milhões deve ir para R$ 120 milhões. É uma economia substancial”, disse Píffero, antes do início da cerimônia em que recebeu a licença ambiental para a obra de José Fortunatti, prefeito de Porto Alegre. Luiz Barreto, ministro do Turismo, também marcou presença.

Para que Porto Alegre e as demais cidades-sede possam se beneficiar da MP, as isenções estaduais também devem ser homologadas. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a governadora Yeda Crusius fala abertamente em desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O São Paulo, que viu o Morumbi ser oficialmente excluído da Copa do Mundo por falta de viabilidade econômica para seu projeto mais caro, também comemorou a notícia.
"Estamos aqui em Porto Alegre e sabendo superficialmente da notícia. Ainda não mensuramos o quanto isso pode aliviar em termos de custos, mas sem dúvida ajuda o quadro de qualquer praça ou arena", disse Júlio Casares, vice-presidente de comunicação e marketing do São Paulo.

FONTE: http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2010/07/28/lula-assina-mp-que-reduz-impostos-para-construcao-de-estadios-para-a-copa-2014.jhtm


quinta-feira, 29 de julho de 2010

Novo Estatuto do Torcedor pode banir organizadas por até três anos dos estádios

Artigo publicado em: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2010/07/27/novo-estatuto-do-torcedor-pode-banir-organizadas-por-ate-tres-anos-dos-estadios.jhtm
Em 27/07/2010 - 12h06

Por Camila Campanerut
Em Brasília
  • Além da punição aos torcedores organizados, novo texto prevê punição a árbitros e cambistas Além da punição aos torcedores organizados, novo texto prevê punição a árbitros e cambistas
Mau comportamento nos estádios terá penas mais duras a partir de hoje. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira o projeto de lei que altera o Estatuto do Torcedor. Com ele, o torcedor que cometer atos de vandalismo e violência em até 5 km dos estádios, invadir o campo ou promover confusão pode pagar multa, ser proibido de assistir aos jogos e até ser preso.

A proposta estabelece também o cadastramento dos associados ou membros das torcidas organizadas. Caso algum desses membros cometa alguma infração, serão as entidades que responderão pelos danos. Além disso, a torcida organizada que promover tumulto será impedida de comparecer aos jogos pelo prazo de até três anos.

“Não adianta só prever pena para o torcedor, é preciso que a polícia esteja mais preparada. A polícia tem de passar a utilizar nos estádios armas não letais e precisa ter profissionais preparados, treinados para lidar com multidão, e o Ministério da Justiça está trabalhando neste sentido”, garantiu o ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior.

“Estádio é para ir criança, família, queremos criar um ambiente melhor para os torcedores”, completou o ministro do Esporte.

A norma também pune os cambistas, que vendem ilegalmente ingressos, e que estarão sujeitos a prisão de um a seis anos, além de multa. Já os juízes que tentarem manipular resultados de partidas poderão ter penas que variam de dois a seis anos de reclusão.

Outra novidade é a ampliação da obrigação de estádios de manter uma central técnica de informações.

Antes, o limite era de arenas com capacidade para 20 mil torcedores e, com a lei, mudou para 10 mil. Ou seja, os eventos terão de oferecer infraestrutura para monitorar por imagem o público presente e as catracas de acesso aos estádios.

Haverá listas com os nomes de torcedores impedidos de entrar nos estádios em locais visíveis próximo às entradas. Bandeiras, bebidas, fogos de artifício e símbolos com mensagens ofensivas estão proibidos de serem levados aos jogos.

Os torcedores que invadirem o campo serão processados civil e criminalmente. E eles devem tomar cuidado, inclusive, com a provocação com a torcida adversária: gritos de guerra e músicas ofensivas podem gerar punição à torcida.

O texto sancionado é resultado do consenso de um grupo de trabalho formado por representantes do Ministério do Esporte, Ministério da Justiça. Ministério Público e Confederação Brasileira de Futebol (CBF). E é parte do pacote de medidas do Ministério do Esporte, conhecido como Torcida Legal, lançado em março de 2009.


Nota do BLOG:  Alguns estudiosos falam que país ja têm leis que coibam a violência, o grande problema é colocá-las em prática. O que você acha? Essas novas leis podem realmente ajudar a coibir a violência nos estádios? Coloque sua opinião no espaço "Comentários".

Nota do BLOG2: Alguém tem material sobre a Torcida Legal citada no final do texto?

quarta-feira, 28 de julho de 2010

CRÔNICA - Identidade (inter) nacional

Natasha Santos
Núcleo de Estudos Futebol e Sociedade-UFPR


Alguns dias antes do fatídico jogo nas quartas-de-final entre Brasil e Holanda, Johan Cruyff, ex-jogador holandês, que liderou a “Laranja Mecânica” vice-campeã mundial em 1974, decidiu se pronunciar quanto ao futebol apresentado pela seleção brasileira. Pois bem, em entrevista ao jornal britânico Daily Mirror, Cruyff foi cabal ao dizer que “Jamais pagaria um ingresso para ver uma partida desta seleção brasileira”. E justificou alegando que “O Brasil tem jogadores de talento, mas que jogam de forma defensiva e pouco interessante. Isto é uma vergonha para o público e para o torneio, porque é uma equipe que a torcida quer ver jogando bem”. Cabe lembrar que Cruyff foi um dos craques que revolucionou o futebol holandês, imprimindo um caráter estético e ofensivo ao jogo do Carrossel Holandês. E não se pode esquecer, ainda, que esta equipe venceu o escrete brasileiro por 2X0, na segunda fase da Copa de 1974, após a brilhante conquista brasileira do tricampeonato mundial de 1970.

Inevitavelmente, cabe retomar o fato de o futebol ter sido incorporado a um ideal de brasilidade, por meio do que se pode chamar de tradição inventada, segundo a qual, as peculiaridades brasileiras seriam a ginga, a malícia, o improviso no jogo e afins. Essa maneira de jogar acabou reconhecida pelos outros países, que atribuem ao Brasil uma forma característica de jogar bola e que, assim como os brasileiros, também esperam um espetáculo futebolístico em verde-e-amarelo. Isso se evidencia nas falas de Cruyff que se seguem... “Onde está a magia brasileira?”; ou ainda: “O Brasil precisa jogar com mais intensidade, com mais criatividade, porque são especiais”.

Essa “magia” futebolística acaba sendo deveras exigida do selecionado nacional, sobretudo por parte de quem só assiste ao futebol em mês de Copa. É nesse sentido que se pode justificar a hostilidade com que o povo recebeu jogadores e comissão técnica brasileiros, depois da desclassificação da Copa de 2010, pela Holanda – equipe que também não escapou das críticas de Cruyff. Diante disso, arrisco a dizer que, no “país do futebol”, é menos penoso ser Bruno do que Felipe Melo.
Enfim, é a tradição de sempre esperar mais e nunca aceitar menos da seleção brasileira de futebol, afinal um rei pode até perder o trono, mas nunca a majestade.


E você, concorda? O que pensa a respeito? Poste seu comentário.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Especialista em políticas públicas analisa o esporte nacional e suas perspectivas pré-Copa e Jogos

No atual momento, em que se discute a realização de megaeventos esportivos no Brasil, e tanto sociedade civil organizada como instituições governamentais se mobilizam em torno de políticas e questões relacionadas ao esporte, o professor Lino Castellani Filho surge como uma voz crítica que merece – e tem – de ser ouvida com atenção. Afinal, a trajetória deste pesquisador aponta para um conhecimento da construção das relações entre as bases esportivas e políticas em nosso país. Quer saber mais?
clique aqui

Documentário sobre Torcidas Organizadas e Violência

Natasha Santos e Ernesto Marczal estão editando, sob a direção do Prof. Luis Carlos Ribeiro, um documentário sobre o tema Torcidas Organizadas e Violência.

O documentário está sendo editado com material coletado através da filmagem de um evento realizado com os presidentes das principais torcidas organizadas da capital: Império, Independente e Fanáticos.

Cronograma de Seminários

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em História vinculados ao Núcleo de Pesquisa Futebol e Sociedade apresentarão os progressos de seus estudos em seminários mensais que acontecerão às quartas-feiras, 18h, conforme cronograma exposto ao lado.

ANPUH - PR

O Núcleo de Pesquisa Futebol e Sociedade convida os pesquisadores da área a participar do XII Encontro Regional de História da ANPUH-PR e VI Semana de história de Irati: Regiões, Imigrações, Identidades. 


Na ocasião haverá espaço para debate acadêmico na área de História do Esporte, Lazer e Práticas Corporais, através de simpósio temático. 




O simpósio será coordenado pelos professores: 

Dr. André Mendes Capraro. Universidade Federal do Paraná
Dr. Luiz Carlos Ribeiro.  Universidade Federal do Paraná




Ementa:

A quebra dos paradigmas tradicionais da História e a abertura para novos temas e novos objetos, configurado hoje no que podemos denominar de História Cultural ou de Nova História Política, têm exigido a discussão e o aprofundamento dessa renovação no que se refere à questão epistemológica, à diversidade das fontes e aos referenciais teóricos apropriados para tratar tais temáticas emergentes, como o esporte, o lazer e
outras   práticas   físicas.   

O   propósito   desse   simpósio   temático   é   o  de   historicizar   as práticas   corporais,   sobretudo,   aquelas   compreendidas   como   fenômenos   culturais contemporâneos   –   o   esporte   e   o   lazer.   Assim,   a   ideia   é   a   de   refletir   acerca   das  possibilidades   de   análise   social,   econômica,   política   ou   cultural   que   tais   temas permitem.   

Hoje,   temáticas   circunscritas   ao   esporte   e   ao   lazer   encontram-se disseminadas   nos   programas   das   mais   diversas   áreas,   tais   como   a   Sociologia,   a Antropologia, a Literatura, a Psicologia, a Educação Física e, logicamente, a própria História. Em algumas dessas o tema consolidou-se por meio de grupos de estudos especializados (GT’s).

Para maiores informações, clique no link abaixo:

http://www.eventosanpuhpr.com/ocs/index.php?conference=irati&schedConf=anpuh2010