terça-feira, 17 de agosto de 2010

Crônica da semana -

CUMPRA-SE A LEI
por Edson Hirata

As primeiras semanas da reforma do Estatuto do Torcedor parecem inibir ainda mais a violência nos estádios do futebol e dar maior garantia aos torcedores de ter um produto de qualidade, reforçando os objetivos da lei precedente.

Contudo, o problema parece ser cumprir a lei. No Brasil, como dito em outras oportunidades, a lei precisa “pegar” para ser internalizada pela sociedade.

No texto do Juca Kfouri “Estatuto do Torcedor neles”, o cronista relata uma condenação à Federação Paulista por, em um jogo entre Santos e Santo André, vender lugares no setor vip a torcedores e obrigá-los a assistir em arquibancadas. Louvável. Nada mais justo.

Mas, quando será que essa condenação, em forma de multa, será efetivamente executada? Certamente haverá recursos nas instâncias superiores e muitas delongas virão. Até lá, será que os torcedores-vítimas não desistirão da ação, mesmo porque o valor da multa aplicada não é elevada?

E isso tem acontecido e sendo recorrente em outros aspectos do mesmo Estatuto.

No debate com os líderes das principais torcidas organizadas de Curitiba essa mesma sensação de impunidade foi apontada como principal responsável pela dificuldade em se combater a violência nos estádios de futebol. Os líderes argumentavam que era difícil a identificação e punição dos baderneiros, ou seja, parece que temos leis “para inglês ver”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.